Porque Jesus permite a tempestade

sexta-feira, 21 de maio de 2010
          Como é que podemos pregar um evangelho que afirma que na vida do crente não tem luta, não tem adversidade, não tem tempestade? E por que Deus permite a tempestade? Entre algumas razões, quero citar apenas uma:

1. Para você realmente saber quem você é.

          De vez em quando, nós pensamos que somos alguma coisa. Muitos de nós, quando estamos sendo abençoados em alguma área, costumam dizer: “Eu estou arrebentando; Eu não queria falar, mas estou acima da média; Louvado seja eu. Glória a mim mesmo; Olha, eu vou dar a minha nota: 9,99, não me dou 10 por um pequeno detalhe: sou muito humilde”. Tem gente que tem a tendência de empinar o nariz quando Deus começa a abençoá-la, ou quando ela se vê em uma posição de destaque. Não estou dizendo que isto seja a regra. O sujeito era o terceiro carimbador de notas de uma empresa, virou chefe dos carimbadores e já se acha o tal, o dono do pedaço. A escala de valores difere muito de ser humano para ser humano. Geralmente, nós achamos que só fica vaidosa e orgulhosa a pessoa rica. Desculpem-me ter que dizer isto, mas tem muito pobre metido a besta. Muitas vezes nós em alguma circunstância da vida, achamos que somos alguma coisa.
          Porém, quando vem a tempestade, não tem machão, não tem fera, não tem rico, não tem inteligente, não tem gente importante que se agüente. Deus encurva o pescoço de todos. E quem não aprender a encurvar o pescoço termina com ele decepado. O salmista Davi, o grande rei Davi, conforme podemos constatar lendo o Salmo 40, estava na moenda de Deus, enfrentando uma imensa tempestade. Com toda a sua grandeza e significação diante do povo judeu e do Senhor, o rei abaixou a cabeça e reconheceu: “Eu sou pobre e necessitado, mas o Senhor cuida de mim”.
          Quando estamos atravessando uma tempestade, devemos antes de tudo nos lembrar do que somos. Somos seres humanos frágeis, cheios de limitações. Muita gente se gaba de ser alguma coisa, mas basta o aparecimento de uma doença, e elas se desestabilizam totalmente. Muitas vezes Deus permite a tempestade para que a pessoa desça ao nível daquilo que ela realmente é, para que aprenda a reconhecer sua verdadeira posição diante dos homens e diante de Deus. Muitas vezes Deus permite a tempestade na vida de um crente fiel para que ele não se desvie, para que a soberba, que é uma das coisas que mais deixa Deus indignado, não lhe suba a cabeça. A escala de Deus tem valores diferentes da nossa. Uma das coisas mais terríveis para Deus é a soberba. Quando um crente cai no pecado da soberba, Deus permite que a tempestade desabe sobre a sua vida para que ele retorne ao seu devido lugar e tome consciência daquilo que ele realmente é. Portanto, muitas vezes Deus permite a tempestade na nossa vida para sabermos quem somos.




Postado por Pb André Cavalheiro e Família

0 comentários: