O Senhor é a nossa força

terça-feira, 11 de maio de 2010
          "Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo?"  (Jeremias 12:5).
          A vida em sua forma mais simples é um desafio; dependemos sempre dos outros. Se não fossem os cuidados maternos, não sobreviveríamos jamais aos nossos primeiros dias. Assim como é natural também que valorizemos a Deus, que nos sustenta hoje nas lutas da vida.
          Meu querido irmão e amigo, sempre que te sentires cansado ou incapaz de cumprir alguma tarefa, lembra-te que é do Senhor e no Senhor que encontramos força para vencer as adversidades desta vida, nós olhamos para as limitações impostas por nós mesmos, e muitas das vezes esquecemos que servimos e dependemos de um Deus vivo, e que tem o domínio de todas as coisas. E mesmo na situação a qual se encontrava Jeremias, traído por seus familiares e tudo o que tinha estava perdendo, manteve-se fiel e Deus lhe restaurou a vida.
          Jeremias, profeta do Senhor, homem especial aos Seus olhos, já sem fôlego da corrida com homens a pé, foi chamado a correr com os homens a cavalo. Mas quais eram os "cavaleiros" de Jeremias? Traição de família (v.6); perda de suas propriedades; destruição de suas plantações (v. 10); o verde de sua mata transformado em deserto (v. 11); semeando trigo, colhia espinhos (v. 13); seu povo tornou-se devorador, como hienas; o exílio tinha tudo por perdido, já não cantava mais e suas harpas foram penduradas nos salgueiros.
          Como é duro o exílio! Falta o nosso cantinho, falta o que é nosso, estamos entre estranhos, os costumes são diferentes: parecem agradáveis, porém, não são. O “porém” sempre modifica o que é bom. "Eles são felizes, porém escondem suas lutas"; "Como vivem alegres, porém não revelam a vergonha de suas vidas", etc. Jeremias ensina que se estamos cansados da corrida com os homens de hoje, amanhã correremos com os cavalos. Mas, como correremos, se já estamos fatigados de correr com os homens?
          Talvez você tenha agora que enfrentar o poder de um "Nabucodonosor". A incompreensão, o exílio na fé, no amor, no trabalho, na igreja, na família, etc. Os cavaleiros de Jeremias eram os seus desafios, e eles corriam, mas não o venciam. Por isto, na história de Israel, ninguém se comparou a Jeremias e a seu tempo.
          Ânimo, alegre-se na fidelidade! O resultado da perseverança na luta pela vida vem na declaração de Jeremias, 49:6: “Mas depois disto, restaurarei a sorte”. Confie no Senhor, espere no Senhor, e não haverá homens, nem correndo e nem a cavalo, que sejam tão velozes a ponto de tirar a doce vitória que o Senhor tem reservado para você.
          E para encerrar, quero lembrar você de que Aquele que te fez a promessa é fiel e verdadeiro para cumprir uma a uma! Grande abraço e que Deus vos abençoe.
          “Leia a Bíblia, pois nela encontrarás a verdade”.


Postado por Pb Paulo Duarte / Coordenador do Departamento de Missão

0 comentários: