Quando tudo parece dar errado

sexta-feira, 30 de abril de 2010
          Há momentos em nossa vida que tudo parece dizer: Desista. Todas as coisas parecem estar conspirando contra nossa felicidade. Olhamos em nossa volta e, humanamente falando, temos todas as razões do mundo para pensar que viver não vale a pena, significa apenas prolongar por mais tempo a agonia de lutar inutilmente contra o fato de que a vida nos negou a possibilidade de sermos felizes. 
          Mas o que fazer? Quando todos os processos da vida parecem conspirar contra nós? Quando você olha para vida e encontra todas as razões do mundo para não seguir adiante, porque tudo parece dizer: Desista? Antes que você desista e pule fora de seu barco, abandonando o seu chamado, eu gostaria que conhecesse um personagem chamado Manaem. Por que? 
          Manaem é um desse tipo de pessoa para quem a vida lhe apresentou só o que há de pior. Sem chance ou oportunidade, ele era alguém que tinha tudo para não dar certo - todos os ingredientes existenciais para um final infeliz; tinha tudo para ser uma pessoa amarga, revoltada, triste e sem força de expressão, um criminoso, um assassino frio e sem coração.
          Atos 13:1 nos dá uma informação tremenda acerca desse homem. Ele era colaço de Herodes, o tetrarca.  Em outras palavras, era irmão de leite de Herodes. Na verdade, o que a palavra de Deus está dizendo, é que Manaem nasceu, viveu sua infância e cresceu numa família cujo pai (Herodes, o Grande) era um louco, psicopata infanticida, assassino de crianças, um megalomaníaco que gostava de matar gente. Matou duas de suas próprias esposas, e pelo menos três de seus filhos (possivelmente uma dessas esposas assassinadas era a mãe de Herodes, o tetrarca que ficara para ser criado pela mãe de Manaem). Esse era o seu “hobby” predileto. Gostava tanto de matar que, na sua morte, sabendo que ninguém iria chorar por sua causa, mandou executar os principais líderes judeus a fim de que o povo chorasse, se não por sua morte, pelo menos na ocasião de sua morte. Esse era o seu pai. E que pai! Bom, quem eram seus irmãos? Eram pessoas tremendamente invejosas, e que traíam uns aos outros. O próprio Herodes, o tetrarca, roubou a mulher (Herodias) de seu irmão, e mandou matar João Batista.
          Manaem, como muitas pessoas (ou como você esteja se sentindo atualmente), tinha tudo para não dar certo. Sem chances, sem possibilidades, tudo na vida parecia dizer: "Pare, desista, abandone tudo".  Mas a Palavra de Deus nos diz que Manaem contrariou todas as expectativas de fracasso. Quando tudo dizia: desista, uma outra voz ecoou no seu coração (a voz do evangelho, a voz de Cristo, uma semente germinou, semente esta que Jesus disse aos discípulos ser a sua Palavra) e todo o processo de impossibilidade, de amargura, ódio, traição e morte foi estancado. Manaem foi transformado: de "revoltado e vingativo" em "Consolador, confortador" (esse é o significado do nome Manaem). Um homem cheio do Espírito Santo.   
          Como nós podemos ter a experiência de Manaem? É simples! Basta entender algumas verdades do Evangelho, nas quais este servo de Deus se firmou:

          1. Não é o Lugar que Faz o Cristão, mas o Cristão que Faz o Lugar.
          Quando nós somos alcançados pelo Evangelho, o meio deixa de determinar o nosso modo de agir e de viver. O meio em que Manaem viveu tinha tudo para transformá-lo numa pessoa mesquinha, vil e abjeta. Mas ele conheceu uma Força maior que a força do meio e das circunstâncias – JESUS CRISTO.  Ele reverte todo o processo causado pelo meio.
          Conhecereis A verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32).

          2. A Família pode ser palco das maiores Tragédias, mas Quando Alcançadas Pelo Evangelho se tornam Palco dos Maiores Milagres.

          A vida de Manaem é um retrato dessa bênção. O Evangelho tem o poder de transformar desgraças em milagres, tragédias em bênçãos. A rigor, sem o Evangelho, toda família é palco de desastres – como foi a de Manaem. Mas quando Jesus entra em “cena”, a tragédia cede lugar ao extraordinário agir de Deus. Os lares sem oportunidade ganham oportunidade, os inviáveis tornam-se viáveis, o palco de tragédia torna-se cenário de bênçãos e os revoltados, cheios de ódio, traídos e traidores, amargos e cínicos se tornam Manaem pela graça de Deus.
          Querido amigo e leitor, não sei a situação em que você se encontra neste exato momento, mas tenho a plena certeza de que Jesus tem o melhor para te oferecer; a especialidade de Jesus é transformar aquilo que você julga não ter mais solução em uma verdadeira bênção. E quando isso acontece, há uma transformação em toda uma família, Jesus quer mudar sua vida! Só Ele é “O Caminho e a Verdade e a Vida” (João 14:6).

Creia nisto!
Que Deus vos abençoe!



Postado por Pb Paulo Duarte / Coordenador do Departamento de Missão

0 comentários: