Previsão do rio Itajaí-Açú

segunda-feira, 26 de abril de 2010
Rio tem previsão de chegar à 6,90m, até as 17 horas de hoje

          Rio do Sul, às 13 horas, o rio Itajaí-Açú estava 6,45m acima do seu nível, com previsão de chegar a 6,90m, até as 17 horas.
          A previsão de chuva para a região é de 40 mm, havendo possibilidades de passar de instável com chuvas à estável a partir de amanhã, terça-feira. A grande preocupação no momento é a Barragem de Taió, no rio Itajaí do Oeste está atingindo o seu limite máximo, com o nível da água subindo 15 cm a cada hora, duas comportas estão abertas. Às águas já estão passando por cima do vertedouro.
          O operador Jodir da Silva esclarece os boatos que há indícios de rachaduras na construção barragem. “Ela é construída em blocos, por isso o que há são emendas e não rachaduras. A população pode ficar tranqüila, porque este problema não existe”, explica.
          Com o transbordamento da Barragem de Taió, um grande volume de água deverá chegar a Rio do Sul em aproximadamente 10 horas. As pessoas que residem nas áreas mais baixas da cidade devem ficar em alerta e preparar-se para deixar suas residências, caso a situação se agrave.
          Todo o departamento de Obras da prefeitura de Rio do Sul está em estado de atenção máxima, para socorrer e remover a população em caso de necessidade.
          Nesta manhã, Gariba, prefeito em exercício, reuniu-se com a Defesa Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal e Bombeiros, quando foram discutidos planos emergenciais, caso ocorra um agravamento maior das cheias.
          E Ituporanga e José Boiteux, apesar das barragens acumularem grande quantidade de água, a situação ainda é tranqüila.



Postado por Tiago / Grupo Renascer
Fonte: O Riosulense

0 comentários: