Onde estão os peixes?

quinta-feira, 22 de abril de 2010
          Ao que disse Simão: "Mestre, trabalhamos a noite toda, e nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, lançarei as redes" (Lucas, 5.5).
          Havia sido uma noite difícil e de muito trabalho para Pedro, Tiago e João; horas lançando as redes no mar sem conseguir o sucesso esperado. Pedro era um pescador experiente, mas não havia apanhado nenhum peixe, esses pescadores estavam exaustos, frustrados com o fracasso daquela pescaria.
          Pedro e os demais recolheram suas redes a fim de guardá-las, na noite seguinte repetiriam a pescaria, talvez obtivessem sucesso, por hora só restava àqueles homens descansarem.

Será que havia peixe?

          Quando Deus quer agir ninguém pode impedir... Não tinha nem uma sardinha para contar história... Muitas vezes estamos focados no lugar errado, gastando tempo e esforços sem atingir os objetivos desejados. Talvez Pedro tivesse focado na sua experiência como pescador que era seu ofício, confiando no seu próprio braço.
          Quantas vezes lançamos “nossa rede” na certeza que a pescaria será maravilhosa e quando a puxamos que decepção, nada, quantas vezes em meio a um problema temos a certeza que chegou nossa hora, e que os peixes virão... São tantas as adversidades, lutas, provas que nos deixam exaustos, nossos esforços, nossas experiências não valem de nada. Tudo que você põe a mão não dá certo.
          Você tem tentado caminhar e tem buscado vitórias sem o resultado esperado? Tem colhido tentativas frustradas e dúvidas quanto ao futuro? Seu FOCO está no lugar errado. Está caminhando na direção errada, lançou a rede no lugar errado.
          Mas um dia Deus “resolve” olhar para você, e tudo muda.

          Quando Jesus disse: “Não temas, crê somente” (Lucas 8:50), era uma análise profunda dessa emoção. Normalmente dizemos: “Não tenha medo, seja corajoso!” Jesus não disse simplesmente: “Não tenha medo.” Ele sabia muito bem que o medo é parte da estrutura do homem. Ele disse: “Não temas, crê somente.” Durante períodos da nossa vida, como quando as Escrituras dizem: “Nem estrelas nem lua aparecem,” confiar em Deus é a âncora da alma. “E me vindo o temor hei de confiar em Ti” (Salmos 56:3). Aquela É a hora de confiar.

          Pedro recebeu de Jesus uma ordem totalmente contrária à sua grande experiência de pescador, que não se coadunava com suas recentes tentativas: voltar ao mar alto e lançar as redes novamente. Mas ele já tentara tantas vezes, em tantos lugares, durante toda a noite, e em todas elas sem sucesso!
          Aquela, porém, era uma nova tentativa, diferente, de certo, pois estaria lançando as redes da forma que Jesus queria, no lugar que Ele havia orientado e no tempo escolhido pelo Senhor. Que resultado poderia obter?
          Os versículos 6 e 7 nos descrevem: "isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompia-se-lhes as redes. Fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajudá-los. E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase irem a pique."
          A partir daquele dia, Pedro reconheceu que não havia como continuar suas atividades corriqueiras, diárias, sem a orientação e a companhia de Jesus. Ele decidiu que tudo o que fizesse a partir de então seria "sob a Sua palavra".
          Você tem tentado caminhar e tem buscado vitórias sem o resultado esperado? Tem colhido tentativas frustradas e dúvidas quanto ao futuro?
          A sua rede tem se enchido de peixes (frutos), deste esforço, deste trabalho?
          Meu irmão, minha irmã, onde estão os peixes?
          Atente para as instruções que o Mestre quer te dar, siga-as e então sua rede irá a pique de tanto peixe. Não desanime, jogue sua rede, mas faça isso orientado pela voz do Mestre.
          Suas tentativas estão baseadas na sua própria tese de "lançamento de redes" e não nas do Senhor? Você acredita que está fazendo da maneira correta? Quero desafiá-lo(a) a sentar e ouvir o que Jesus tem a dizer sobre sua vida e atentar para a forma, o lugar e o tempo de "lançar as redes", já providenciados para você. Dê ouvido à orientação de Jesus Cristo e os peixes virão, de modo que compartilhará com outros.
          Serás abençoado, e terás para abençoar à muitos; que Deus vos abençoe poderosamente.


Postado por Pb Paulo Duarte / Coordenador do Departamento de Missão

0 comentários: