Cuidado! A língua está solta

sábado, 25 de fevereiro de 2012
Por Antônio & Angélica / Grupo Renascer
Fonte: Internet




  Você já notou aquelas placas que dizem “Cuidado! Saída de veículos” ou “Cuidado! Chão molhado e liso”. Algo muito semelhante acontece com a língua. É interessante observar que, não foi à toa que Deus a colocou cerrada, presa, em meio aos dentes, escondida atrás deles. O risco de escorregar e de se acidentar é grande.

  É indispensável a necessidade de cuidarmos de nossa língua para que não sirva de instrumento para o pecado.

  Todos nós sabemos que um dos instrumentos mais destrutivos da humanidade é a língua. É impressionante como um pequeno órgão é capaz de provocar um estrago tão grande. Na Palavra de Deus ela é comparada com uma pequena fagulha capaz de provocar o incêndio e destruição de uma grande selva (Tiago 3:5). Essa ilustração é muito pertinente! Pesquise um pouquinho e você verá que muitos incêndios terríveis foram causados por pequenas bitucas de cigarros lançadas à beira do caminho.

  Devemos reconhecer que todos nós tropeçamos nos pecados da língua (exemplos: mentira, injúria, murmuração, calúnia, difamação, insultos, etc.). No entanto, também precisamos vigiar os nossos lábios e ser cautelosos com nossas palavras, pois elas não trarão apenas resultados imediatos, mas também conseqüências eternas. Foi o próprio Senhor Jesus Cristo quem disse: “de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia do juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado” (Mateus 12:36-37).

  Tiago, irmão do Senhor Jesus, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu que, o controle da língua é utilizado como evidência da verdadeira religião, “se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã” (Tiago 1:26).

  Quando aprendemos a restringir o uso da nossa língua estamos dando evidências de maturidade espiritual, pois é melhor ouvir mais e falar menos. Já dizia a sabedoria antiga: você tem dois ouvidos e apenas uma boca. Isto significa que você deve ouvir mais e falar menos.

  Não é o objetivo da Palavra de Deus fazer de nós, crentes, pessoas emudecidas, mas é do propósito divino que venhamos a refletir bem antes de proferimos qualquer palavra, pois pela nossa fala podemos glorificar o nome de nosso Senhor, mas dependendo de nossa fala também poderemos envergonhá-lo; pelo que falamos ficaremos conhecidos.

  Que efeitos as nossas palavras têm provocado sobre as pessoas que nos ouvem? Será que tem produzido edificação ou destruição?

  Como nos posicionamos quando estamos irados?

0 comentários: