Amizade

domingo, 25 de julho de 2010
          “Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor. Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa. O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno" (João 15.9-14).

          Amigos mandam ou dão ordens aos seus amigos? Por que Jesus faz uma conexão entre ser seu amigo e obedecer seus mandamentos? Se eu não obedecer aos mandamentos de Jesus, ainda assim posso ser seu amigo?
          Durante muitos anos estes versículos foram para mim um mistério. Tudo se explicou quando um jovem pastor me fez uma pergunta sobre este texto. Eu não tinha a resposta e orei pedindo sabedoria a Deus. Naquele momento, recebi de Deus algo novo sobre ser Seu amigo.
          Quando uma amizade nasce entre duas pessoas é porque existe algo em comum entre elas. Tem que existir algo que os dois consideram bom e importante. Pode ser algo como leitura, pesca, música, viagens, etc. Pode ser qualquer coisa que duas pessoas tenham em comum e vejam como alegria e paixão.
          Por exemplo, eu gosto de pescar. Várias amizades minhas nasceram tendo a pesca como o ponto de conexão. Com os meus amigos pescadores, eu posso dar mandamentos sem ofendê-los e sem arriscar o relacionamento.
          Se eu ligar para um dos meus amigos e disser “Brian, vá pescar”, ele não vai achar estranho que eu insista nisso. Ele quer e gosta muito de pescar. Obedecer ao meu mandamento seria um prazer para ele, assim como para mim também.
          Tenho um amigo no sul da Flórida, nos EUA, que tem um lindo barco de pesca. Se eu ligasse para ele agora e dissesse “vá pescar”, ele iria obedecer com prazer, pois estou recomendando que ele faça algo que é bom para ele.
          Meu amigo Brian é piloto. A nossa amizade não nasceu de um amor pela aviação. Eu não gosto de voar e Brian sabe disso, por isso jamais me mandaria voar.
          Ser amigo de Jesus é gostar de amar e glorificar ao Pai. Jesus e eu gostamos de amar a Deus e ao próximo. A nossa amizade nasceu porque Ele me amou e eu gostei disso!
          Talvez hoje Jesus fale com você dizendo “vá amar ao próximo!” Se você é Seu amigo, você vai dizer “estou indo”.
          Tenho certeza que o jovem pastor que me fez a pergunta sobre este trecho achou que eu precisei estudar muito para obter a resposta. Não foi isso que aconteceu. Meu amigo Jesus respondeu a minha oração me dizendo para amá-lo melhor.
          Amigos sabem agradar a seus amigos. É só falar daquilo que tem em comum. Jesus sempre nos manda amar a Deus e ao próximo.






Postado por Tiago / Grupo Renascer
Fonte: Carlos McCord

0 comentários: