O pão de cada dia - você o tem buscado?

terça-feira, 1 de junho de 2010
          Então, disse o Senhor a Moisés: "Eis que vos farei chover do céu pão, e o povo sairá e colherá diariamente a porção para cada dia" (Êxodo 16:4a).


          Essa passagem das Escrituras revela o prover de Deus ao seu povo Israel. O povo escolhido do Senhor havia recém saído da escravidão no Egito, onde o Deus Todo-Poderoso, o havia libertado através de sinais e maravilhas – as dez pragas.
          O povo de Israel, então, estava a caminho da chamada terra que mana leite e mel, Canaã, lugar que Deus havia prometido aos patriarcas. Entre o Egito e a Terra Prometida, todavia, havia um grande deserto e, consequentemente, escassez, tanto de água, quanto de alimentos.
          Vendo o Senhor que o povo estava murmurando contra Moisés e Arão, seu irmão, uma vez que não havia comida, Deus dá Sua palavra dizendo que diariamente alimentaria seu povo com pão que desceria do céu, o maná. Diz o relato bíblico que o povo teria de ir buscar o maná diariamente, bem cedo, antes do nascer do sol. Cada pessoa deveria, então, colher o suficiente para aquele dia. Se fosse colhido para mais dias, se criariam bichos e ficaria imprestável para comer. No sexto dia, entretanto, poder-se-ia colher porção dobrada, pois no dia seguinte, sábado, Deus não enviaria o maná, posto que era dia sagrado que Israel deveria guardar. O alimento colhido a mais, portanto, ao contrário dos outros dias, poderia ser ingerido tranquilamente, pois não bicharia nem cheiraria mal.
          O que podemos aprender com essa passagem? Ora, assim como o povo de Israel era alimentado diariamente por Deus, e isso durou quarenta anos (Êxodo 16:35), o desejo do Senhor é nos saciar diariamente. Significa dizer que Deus nos quer dependentes Dele todos os dias e a cada dia – assim como Ele planejou para seu povo naquela caminhada de quarenta longos anos.
          Quando Jesus ensina a oração do Pai Nosso, Ele declara: "o pão nosso de cada dia dá-nos hoje". Isso nos dá a entender que cada dia deve ser vivido na dependência Dele.
          Você tem buscado diariamente o alimento para seu dia? Como Israel, você tem saído de sua tenda e ido em busca do alimento para sua alma? Ora, o Senhor Jesus mesmo disse: "Eu sou o pão da vida; o que vem a mim, jamais terá fome" (João 6:35), "e quem de mim se alimenta por mim viverá" (João 6:57b).
          O desejo do coração do Pai é que Jesus seja, a cada dia, o seu alimento, pois Ele é o verdadeiro pão; o pão vivo que desceu do céu e que nos sacia verdadeiramente. Busque-o diariamente, como o povo de Israel!



Postado por Antônio & Angélica / Grupo Renascer

0 comentários: