Fazendo discípulos

segunda-feira, 27 de junho de 2011

          Um discípulo de Jesus é uma pessoa que coopera constantemente com os desejos de Jesus.
          Aprender a cooperar constantemente com os desejos de Jesus só pode ser ensinado e medido por aqueles que já estão cooperando com Jesus. Por esta razão, Ele enviou seus primeiros discípulos ao mundo para fazer outros discípulos.
          Jesus instruiu seus primeiros discípulos a ensinarem os novos a "obedecerem" a todos o mandamentos que Ele deu. "Obedecer" a um mandamento é cooperar com Aquele que deu o mandamento, Jesus.
          "Então, Jesus aproximou-se deles e disse: Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus 28:18-20).
          Todo discípulo fica, inicialmente, chocado ao ouvir os mandamentos de Jesus. O tipo e o nivel de cooperação que Jesus exige nos parece muito estranho quando comparado com a nossa maneira natural de viver o dia a dia.
          Ouça alguns mandamentos de Jesus e pergunte a si mesmo até que ponto você está cooperando com Ele:

"Não resista a uma pessoa má"

"Não se preocupe com o amanhã"

"Perdoe 70 vezes 7"

"Lave os pés do seu próximo".


          Para muitos autores que produzem materiais para discipular pessoas, o alvo parece ser acumular informação sobre os mandamentos de Jesus. Estas pessoas amam produzir recursos cada vez mais aperfeiçoados falando sobre o que Jesus nos mandou fazer. Eles conhecem e ensinam muito bem os mandamentos. Infelizmente eles não sabem medir cooperação com Jesus porque medir cooperação é complicado e leva tempo.
          É mais facil medir vendas de material sobre Jesus e seus mandamentos e contar quantas pessoas completaram os nossos cursos do que medir e avaliar cooperação constante com Jesus.
          Para Jesus, discípulado é sobre cooperação constante e crescente com Ele. Isto fica bem claro observando como Ele discipulou seus primeiros discípulos.
          Cooperação com a Bíblia não é o alvo do discípulado. É verdade que cooperação correta com a Bíblia sempre nos levará a cooperar com Jesus, que é o discípulado. Se cooperação com a Bíblia não produz cooperação com Jesus, então não é discípulado.
          "Siga-Me", "Creia em Mim" e "Permaneça em Mim" não podem ser substituídas com "Creia no que a Bíblia diz a Meu respeito mas cooperar comigo pode esperar".
          Jesus deixou muito claro que pessoas como os Fariseus podem conhecer muito sobre a Bíblia e não estar cooperando com Ele ou com o Pai.
          "E o Pai que me enviou, ele mesmo testemunhou a meu respeito. Vocês nunca ouviram a sua voz, nem viram a sua forma, nem a sua palavra habita em vocês, pois não crêem naquele que ele enviou. Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito; contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida" (João 5:37-40).
          Hoje, escolha qualquer mandamento de Jesus e faça uma avaliação do nivel da sua cooperação com Ele.
          Se precisar de ajuda nesta avaliação, peça a alguém que vive cooperando com Jesus. Esteja pronto a fazer ajustes para cooperar mais com Ele. Lembre-se que o alvo é cooperar com Jesus e não com a pessoa que está ajudando na sua avaliação.
          Lembra-se que Jesus habita em você para que sua cooperação possa sempre ser com Ele e não com um sistema de discipulado. Permancer é cooperar com Jesus momento a momento.
          Coopere com Jesus hoje e você dará muito fruto.



Postado por Tiago / Grupo Renascer
Fonte:
Carlos McCord

0 comentários: