Jesus tem autoridade

sábado, 14 de agosto de 2010

          Certo dia estava lendo uma passagem muito conhecida na Bíblia, Marcos 11:27-33. Nestes versículos encontramos Sacerdotes, Escribas e Anciãos questionando a Autoridade que Jesus possuia.
          Jesus andava pelo templo quando questionaram sua autoridade. Ele sabia que não poderia responder tal pergunta pois se respondesse provavelmente geraria uma situação negativa para seu ministério. Mas Jesus era dotado de uma sabedoria Divina que fez com que Ele saísse deste combate vitorioso.
          Depois de ter lido este texto, despertou em mim o desejo de saber qual é a autoridade que Cristo possui. Descobri então que Jesus é portador de não apenas uma, mas de inúmeras autoridades, não sou capaz de inumerá-las por completo, mas quero neste artigo descrever algumas autoridades que Jesus possui.
          A palavra “autoridade” vem da palavra Hebraica s’mikhah que traduzida para o grego é exousia (impondo) ou (pondo), termo usado para as mãos, na cerimônia de ordenação de um Juiz ou Rabino. Impor as mãos é na Bíblia, um ato simbólico que confere ou transfere um cargo, junto com seus deveres e privilégios, representando o derramar das bençãos e dons de Deus necessários para a obra. Podemos citar a ordenação de Josué por Moisés (Deuteronômio 34:9).
          Jesus é Deus desde a Eternidade, e como tal possui toda a autoridade. Se faz necessário ressaltar aqui que Jesus tem autoridade em sua palavra, esta autoridade pode ser dividida em duas:
          - Autoridade na palavra para fazer milagres (Mateus 8:5-13) - Havia um centurião que tinha um servo seu em casa que estava doente, Jesus lançando apenas uso de sua palavra fez com que aquele doente ficasse curado, e quando seu senhor chegou em casa viu o milagre que Jesus fizera atraves de sua palavra.
          - Autoridade na palavra para ensinar (Mateus 7:29) - Jesus estava terminando o seu tão famoso sermão do monte e as pessoas entre sí diziam: “Ele não ensina como os Escribas mas Ele ensina com autoridade”.
          Mas a autoridade de Jesus que mais me chama a atenção é a autoridade para perdoar pecados (Marcos 2:1-12). Nesta passagem da Bíblia encontramos um grupo de amigos levando uma pessoa doente até a casa onde Jesus estava ensinando, havia na casa uma grande multidão e eles ficaram impossibilitados de chegar até Cristo, mas indo para a parte de cima da casa abriram uma entrada e conseguiram descer o doente até onde Jesus estava. Jesus olhando pra ele, disse: "Os teus pecados estão perdoados"; quando Jesus falou estas palavras os Escribas que ali estavam descordaram em seus corações, pois para eles quem apenas podia perdoar pecados era Deus. Jesus percebendo que eles duvidavam e para provar a todos que possuia autoridade para perdoar pecados disse ao paralítico: "Levanta do teu leito e vai para a tua casa", e todos que ali estavam viram o milagre que Jesus realizou. Com isso Jesus provou que também tem autoridade para perdoar pecados.
          E é isso que faz com que nós vivamos uma vida feliz na precença de Deus, pois sabemos que nossos pecados já foram perdoados por Aquele que possui toda a Autoridade.



Cleiton Borges / Blumenau - SC

0 comentários: