Não faleis mal uns dos outros

quarta-feira, 4 de julho de 2012
Por Antônio & Angélica / Grupo Renascer
Fonte: Internet




"Irmãos, não faleis mal uns dos outros" (Tiago 4:11a).


Esse é um dos muitos versículos dos quais muitos de nós, cristãos, esquecemos, ou simplesmente fingimos que não existe.

Todos nós sabemos o quão complicado é controlar a língua "Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal" (Tiago 3:8).

Mas Tiago ainda diz no versículo 10 do capítulo 3 que não convém que isso seja assim, que da nossa boca proceda bençãos e maldições. "Pode a fonte jorrar do mesmo manancial água doce e água amargosa?" (v. 11). Como você quer que dos seus lábios saiam uma pura e verdadeira adoração enquanto deles também saem palavras amargas contra o próximo, fofocas, mentiras, intrigas? E afinal, quem é você para julgar os outros? Pois há só um legislador e juíz, aquele que veio para salvar e destruir; Jesus Cristo (Tiago 4:11 e 12).

É triste ver o quanto a língua de alguns pode destruir ministérios e vidas de outros. Infelizmente isso é comum nas igrejas. Falam do cisco no olho dos outros, mas não veem a trave em seu próprio. Muitos acham normal fofocar, falar dos erros alheios enquanto eles mesmos cometem erros, enquanto não são ninguém para julgar. NÃO, ISSO NÃO É NORMAL! Você não tem que comentar sobre a vida do seu irmão com ninguém, a não ser com ele mesmo e só se for para ajudá-lo, para abençoá-lo. E se vierem comentar um "babado" com você, só faça essa pergunta a pessoa: Isso vai nos abençoar? Vai nos fortalecer espiritualmente? Se a resposta for não, apenas diga que não quer saber de nada que não te faça crescer espiritualmente. "Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido" (Provérbios 17:28).

Não é só a vida dos outros que a tua língua pode destruir, mas a tua própria. "Porque quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano" (1 Pedro 3:10).

Sejamos donos de nossa boca, para não sermos escravos de nossas palavras. "Guarda a língua do mal, e os lábios de falarem o engano" (Salmos 34:13).

"O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias" (Provérbios 21:23).

Falar mal dos outros te faz bem? É uma "alegria" passageira que pode te trazer muitas desgraças e desgraças para a vida do seu próximo.

"Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã" (Tiago 1:26).

Imaginação

terça-feira, 3 de julho de 2012
Por Tiago Santos
Fonte:
Carlos McCord





A capacidade do ser humano de imaginar é uma dádiva de Deus. Com este dom divino podemos ver as possibilidades que aguardam aqueles cujo propósito é amar a Deus e amar ao próximo.

Infelizmente este dom de imaginar foi usado pelo maligno para criar em nossos pais (Adão e Eva) a tentação. Desde então o uso da imaginação pela mente dos seres humanos tem sido um desastre.

Segundo o apóstolo Paulo “os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se”. Creio que esta frase “o coração insensato deles obscureceu-se” está relacionada com a capacidade do ser humano imaginar como as coisas devem ser e podem ser.

Como cristãos, nós precisamos resgatar o uso puro e divino da imaginação.

O autor C.S. Lewis escreveu as Crônicas de Nárnia usando uma imaginação resgatada por Deus. Ele recomenda em seu livro “Cristianismo Puro e Simples” que usemos nossa imaginação como uma criança em sua inocência a usa. A criança imagina como será quando se tornar um adulto e parece que a criança está apenas “brincando”, mas, imaginar ser bombeiro, professor ou mãe não é brincadeira. É se preparar para ser.

Imagine você daqui há 10.000 anos servindo a Deus na eternidade. Imagine você sem angústias e sem pecado. Isto não é brincar. É se preparar para ser!

Permita que Deus santifique a sua imaginação.